Saturday 3 May 2008

"Oleiros"


"Que imagem é esta? Em concreto, não sei. Presumo que date dos anos 20. É um postal que só tem uma face, não me perguntem porquê, não respondo. A fotografia vive e vale por si, mesmo sem a aquiescência de dados ou uma justificativa que ela ilustrasse. Esta família parece que vivia da olaria. E eram os varões que moviam as rodas e moldavam o barro. A mãe tem um ar débil e consumido e a filha mais velha, ainda criança, toma conta de um bebé. Como terá sido a continuação da vida destas pessoas? O ar decidido dos três oleiros terá conseguido fazer desaparecer o tom desencantado de toda a família? Quero crer que sim. Vieram peritos / em habilidades / dizer que a fortuna cresce nas cidades, canta o Sérgio Godinho em Barnabé. Aquele Portugal já não existe embora estes rostos estejam aí. Ou chegam todos os agostos de para lá dos Pirinéus a conduzir mercedes e bmw’s. Nesta foto está o antes e o agora."

Publicada por Alberto em 4/13/2008 05:27:00
in, Galena Transcendental

3 comments:

PB Pereira said...

Boa tarde
Fiquei comovido quando vi este postal que não possuo na minha colecção. Trata-se de um postal editado por António Teixeira Carneiro (assina A. Teixeira Carneiro) por volta de 1910, com cliché do próprio.
A. Teixeira Carneiro era de Amarante, pai do pintor António Carneiro, foi o fundador do Jornal Flor do Tâmega e um dos primeiros fotógrafos do Norte. Existe uma fotografia da família de Teixeira de Pascoaes de 1895 e várias publicações em jornais e revistas (A Mala da Europa, Passatempo, etc).
Existem várias edições de postais editadas por A. Teixera Carneiro, totalizando várias dezenas de postais.
Espero ter ajudado.
Pedro Barros

PB Pereira said...

Os oleiros são da freguesia de Gondar, Amarante.

collectus said...

Muito obrigada pelo seu comentário.
Atentamente,
Íris.